Os gigantes de pedras - Mitologia Inca
Viracocha, o deus criador do 1° mundo, que não havia lua, sol e estrelas. Ele havia esculpido e pintado gigantes para povoar o mundo, mas no momento que ia dar vida a eles, pensou que não seria uma boa ideia povoar a terra com homens maiores que ele, com esse receio, destruiu todos os gigantes, e recomeçou a esculpir outros homens, mas tomando cuidado para eles serem no máximo do seu tamanho. Depois deu vida a eles, e os reuniu, depois disse:
- O principal é que não me esqueçam, mas me adorem até o final dos tempos. Sejam honestos,trabalhadores e bons. Senão destruirei a todos!
Durante um tempo, os homens obedeceram as ordens de Viracocha, mas aos poucos, foram esquecendo das ordens e até mesmo de Viracocha. Ele então ficou furioso. Não aguentava ver os homens se comportando de maneira tão má. Cumpriu então sua maldição: Alguns homens foram transformados em pedras, outros foram engolidos pela terra. Finalmente, para apagar qualquer vestígio daquela vida maldita, desencadeou um dilúvio geral que afogou todos os homens que sobraram. Viracocha só guardou 3 criados, para ajudá-lo a recriar o mundo.
Quando a terra secou totalmente, começou a trabalhar. Decidiu criar primeiro a luz, para que os homens não passassem a vida inteira na escuridão, ele foi até a marge de um rio ( que mais tarde, seria chamado de Titicaca) e com um gesto fez aparecer o sol, a lua e as estrelas. O sol era resplandecente, mas quando viu a Lua subir no céu e brilhar mais que ele, ficou com ciúmes e jogou cinzas na cara dela, com isso ela ficou menos brilhante e marcada com manchas cinzentas.
Um dos 3 criados de Viracocha era muito desobediente, deixando o deus que queria perfeição e não aceitava erros, muito zangado. Preferiu então se livrar dele. Com a ajuda dos outros 2 criados fiéis, amarrou as mãos e os pés, colocou ele numa balsa, e o abandonou no meio do lago. Depois partiu com os outros 2 criados para Tiahuanaco. Assim que chegaram começaram a trabalhar. o deus era de uma exigência insuportável. Suas ordens eram estritas e precisas, e ele estava sempre atento para que fossem cumpridas literalmente, nos mínimos detalhes. Em pedra, ele esculpiu diferentes tipos de homens que iam povoar esse novo mundo, em seguida deu vida a eles e ordenou para que eles se espalhassem em todas as direções e escolhessem a região que queriam morar. Quando terminou sua obra, ele se pôs a caminho a visitar a terra, e ver como se comportavam os novos homens. Chegou assim em Cacha, mas os habitantes da aldeia não o reconheceram, e pior, vendo que ele era tão diferente deles ( Os homens que viram Viracocha contam que ele é branco, veste uma túnica branca com uma faixa na cintura, e segura nas mãos, um bastão comprido e um livro) tentaram matá-lo. Ninguém daquela aldeia era parecido com ele, eles já tinham se esquecido dele. Então Viracocha se ajoelhou e levantou o rosto para o céu. Um fogo violento escorreu pelas encostas da colina e incendiou toda a aldeia. Até as pedras queimaram como se fosse palhas. Então todos os índios assustados, o reconheceram. Correram para ele implorando misericórdia, fizeram sacrifícios aos seus pés e juraram adorá-lo até o fim do mundo. Viracocha teve pena deles e deteve o incêndio com seu bastão. Depois se virou e caminhou para o mar desaparecendo no horizonte. Pouco a pouco ele foi se confundindo coPara que os homens não esquecessem desse momento, deixou que uma das colinas queimasse durante muito tempo. As enormes pedras que lá existiram queimaram por vários dias. Durante muito tempo os homens levaram oferendas para Viracocha, deixando sobre as pedras estranhas ( quando o incêndio acabou, as pedras ficaram tão leves que um homem sozinho podia levantá-las). Depois Viracocha retomou seu caminho na direção do oceano, para ir se encontrar com seus criados, que também já tinham cumprido suas tarefas. Ele chegou cercado de homens e mulheres que haviam o seguido até a praia, para ouvir suas últimas palavras. Viracocha disse que ia partir para sempre, mas enviaria um mensageiro divino para velar por eles e ensinar tudo que precisavam saber. Ele foi na direção do mar e pouco a pouco foi confundido com a espuma do mar, por isso os índios o chamavam de Viracocha que quer dizer "espuma do mar". E durante muito tempo, esperaram naquela praia que aparecesse o mensageiro de Viracocha.
Amei esse post, Rors!!! Simplesmente amo mitologia inca, maia e asteca!!! Tem muitas histórias super interessantes desses povos pré-americanos. Uma pena quase não conhecermos sobre eles :(
ResponderExcluirP.s: poderia falar sobre mitologia hindu? Adoro, acho muito muito bonita! E mais uma coisa: de qual mitologia são aquelas estátuas que ficavam em rituais e eram tipo tochas, sabe? Eram estátuas grandes, com rostos e animais em cada pilar... aparece mt em filmes e desenhos, n sei o nome e a mitologia, se puder me ajudar, agradeço! Beijinhos :)